EMec-013 Formação e desenvolvimento docente em engenharia (Optativa, 5 créditos)

Ementa
Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Engenharia; taxonomia de Bloom; metodologias ativas de aprendizagem e estratégias de avaliação; tipos de personalidade e estilos de aprendizagem; avaliação diagnóstica, avaliação formativa e avaliação somativa; avaliação por competências; autoavaliação e avaliação interpares; portfólio reflexivo; sala de aula invertida; ensino híbrido; tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC); aprendizagem baseada em equipes; aprendizagem baseada em problemas; aprendizagem baseada em projetos; abordagens CDIO e Design Thinking

Bibliografia

  • BACICH, L.; MORAN, J. M. (org.). Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem téorico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018
  • BACICH, L.; TANZI NETO, A.; TREVISANI, F. M. (org.). Ensino Híbrido: personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso, 2015.
  • BERGMANN, J.; SAMS, A. Sala de aula invertida: uma metodologia ativa de aprendizagem. Rio de Janeiro: LTC, 2018.
  • BOLLELA, V. R. et al. Aprendizagem baseada em equipes: da teoria à prática. Medicina (Ribeirão Preto), v. 47, n. 3 p. 293-300, 2014.
  • BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Resolução nº 2, de 24 de abril de 2019. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Engenharia. 2019.
  • CRAWLEY, E. F. et al.Rethinking Engineering Education: The CDIO Approach. 2. ed. Cham: Springer, 2014.
  • ELMOR FILHO, et al. Uma nova sala de aula é possível: aprendizagem ativa na educação em engenharia. Rio de Janeiro: LTC, 2019.
  • FELDER, R. M.; BRENT, R. Teaching and learning STEM: a practical guide. San Francisco: Jossey-Bass, 2016.
  • FERRAZ, A. P. C. M.; BELHOT, R. V. Taxonomia de Bloom: revisão teórica e apresentação das adequações do instrumento para definição de objetivos instrucionais. Gestão e Produção, v. 17, n. 2, p. 421-431, 2010.
  • MORAN, J. M. A educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá. 5. ed. Campinas: Papirus, 2014.
  • KURI, N. P. Tipos de personalidade e estilos de aprendizagem: proposições para o ensino de engenharia. 2004. Tese (Doutorado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2004.